Aprender com alegria
Alfabetizar é participar da fase mais importante e fascinante da vida de uma criança: a descoberta da leitura e da escrita. Essa descoberta pode ocorrer de maneira natural e prazerosa. Para tanto é importante que o ambiente da sala de aula seja alfabetizador.
Quanto mais natural for a interiorização da escrita, melhores serão os resultados.
Trabalho com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e, através desta proposta, procuro criar um ambiente alfabetizador, que se expressa tanto na sala de aula, quanto na sistematização do desenvolvimento das atividades.
Na organização das atividades pedagógicas, busco unir a brincadeira ao processo de construção do conhecimento, da comunicação e da interação social.
A incorporação do lúdico no trabalho contribui para que a criança estabeleça associações e significações que ampliam suas possibilidades de aprendizagem.
Trabalho com uma turma com níveis de aprendizagem bem diversificados: alfabético, silábico e pré-silábico. Para potencializar a aprendizagem dos alunos, busco sistematicamente usar os jogos em sala de aula. Penso ser válido distribuir os jogos conforme o nível de aprendizagem em que cada criança se encontra. Procuro acompanhar, observar e estimular o desempenho dos alunos. Desse modo posso reconhecer suas diferenças e dificuldades e incentivar suas criações.
Elita Marlene Tonin
O AMBIENTE DA SALA DE AULA
alguns jogos
Alfabetizar é participar da fase mais importante e fascinante da vida de uma criança: a descoberta da leitura e da escrita. Essa descoberta pode ocorrer de maneira natural e prazerosa. Para tanto é importante que o ambiente da sala de aula seja alfabetizador.
Quanto mais natural for a interiorização da escrita, melhores serão os resultados.
Trabalho com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e, através desta proposta, procuro criar um ambiente alfabetizador, que se expressa tanto na sala de aula, quanto na sistematização do desenvolvimento das atividades.
Na organização das atividades pedagógicas, busco unir a brincadeira ao processo de construção do conhecimento, da comunicação e da interação social.
A incorporação do lúdico no trabalho contribui para que a criança estabeleça associações e significações que ampliam suas possibilidades de aprendizagem.
Trabalho com uma turma com níveis de aprendizagem bem diversificados: alfabético, silábico e pré-silábico. Para potencializar a aprendizagem dos alunos, busco sistematicamente usar os jogos em sala de aula. Penso ser válido distribuir os jogos conforme o nível de aprendizagem em que cada criança se encontra. Procuro acompanhar, observar e estimular o desempenho dos alunos. Desse modo posso reconhecer suas diferenças e dificuldades e incentivar suas criações.
Elita Marlene Tonin
O AMBIENTE DA SALA DE AULA
alguns jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário